Simpósio

Simpósio: RESSIGNIFICAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM AMBIENTES SEMIÓTICOS

Arlete Ribeiro Nepomuceno – Doutora, Unimontes

Maria Cristina Ruas de Abreu Maia – Mestre, Unimontes

Vera Lúcia Viana de Paes – Mestre, SEE

RESUMO: Considerando metodologias que envolvam significados socioculturais em variados contextos, os multiletramentos demandados pela multiplicidade de canais de comunicação, a multimodalidade de diferentes recursos de ensino e aprendizagem em representações múltiplas, a combinação de diversificados modos semióticos, o papel docente/discente no contexto predominantemente digital e o professor como mediador e gestor do design instrucional, a proposta deste simpósio insere-se numa abordagem multidisciplinar, envolvendo ferramentas teórico-analíticas da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978,1989; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014[2004]); da Semiótica Social e da Gramática do Design Visual (HODGE; KRESS,1988; KRESS; VAN LEEUWEN, 2001, 2002, 2006[1996]; VAN LEEUWEN, 2006, 2008, 2011; KRESS, 2005, 2010, 2015; BEZEMER; JEWITT, 2009; JEWITT, 2013); da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH,1992, 2001, 2003); e da Pedagogia dos Multiletramentos (1996, 2005, 2013). Com base nesse aparato teórico-metodológico, convidamos pesquisadores interessados em apresentar trabalhos direcionados à língua (gem) em diferentes contextos de uso e tipos de mídia, em termos da linguística aplicada ao ensino, voltada à formação crítica, ao desenvolvimento da autonomia de estudos (principalmente em ambientes digitais), aos letramentos críticos, digitais e multimodais dos educandos.

Palavras-chave: Multimodalidade. Ensino-aprendizagem. Semiótica Social. Letramento Crítico.

Ordem de apresentação:

11/05

15h30min: A CARICATURA: LEITURA DO NÃO VERBAL NA CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO CRÍTICO.

15h50min: A TEORIA DOS MULTILETRAMENTOS E A NEUROCIÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUAS NA ESCOLA PÚBLICA

16h10min: ANÁLISE MULTIMODAL DE CAPAS DE JORNAL: POSSIBILIDADES DE ENSINO SOB O VIÉS DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL E DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

16h30min: CHARGES COMO DESENHOS DISPONÍVEIS (AVAILABLE DESIGN) PARA O LETRAMENTO ESCOLAR EM LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA

12/05

15h30min: COMENTÁRIO EM PODCAST: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ARGUMENTATIVA SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS

15h50min: COMPETÊNCIA LEITORA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DIÁLOGO ENTRE LETRAMENTO DIGITAL E A PEDAGOGIA DE PROJETOS

16h10min: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO

16h30min: HQ´S NO DECURSO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

13/05

15h30min: IMPLICAÇÕES DOS LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO REMOTO

15h50min: LEITURA MULTIMODAL EM TIRINHAS DE CALVIN E HAROLDO

16h10min: MULTIMODALIDADE E A BNCC: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM O GÊNERO FOTOREPORTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II

14/05

15h30min: O APAGAMENTO DA NOÇÃO DE MULTILETRAMENTOS EM PRÁTICAS DE IDEALIZADAS POR LICENCIANDOS EM LETRAS

15h50min: PROMOVENDO OS MULTILETRAMENTOS POR MEIO DE QUESTÕES DE ESPANHOL PARA O ENEM

16h10min: RELAÇÕES ENTRE LINGUAGENS E DISCURSOS EM SALA DE AULA

16h30min: MULTILERAMENTO NO ENSINO REMOTO: FERRAMENTAS E ATIVIDADES PARA O ENSINO DE LÍNGUAS

17h10min: PRÁTICAS DISCURSIVAS: UMA ANÁLISE DA CHARGE DE BRUNO LANZA NA PERSPECTIVA DA ACG