Simpósio

Simpósio: PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS

Flávia Brocchetto Ramos – Doutora, UCS.

Ivana Ferrante Rebello e Almeida – Doutora, Unimontes.

Rita de Cássia Silva Dionísio Santos – Doutora, Unimontes

RESUMO: Na história da educação brasileira, a discussão sobre a literatura na escola está presente em propostas e políticas pedagógicas, o que se realiza, por exemplo, com a criação do Programa Nacional Biblioteca da Escola-PNBE (extinto) e do Programa Nacional do Livro e do Material Didático-PNLD/literário, e, ainda, com as orientações para o trabalho com esta disciplina desde a LDB aos PCN, às Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, chegando recentemente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Este simpósio objetiva reunir propostas que discutam práticas de leitura literária na escola, com base em livros didáticos e em acervos literários distribuídos pelos Programas referidos anteriormente. Os trabalhos podem, também, versar sobre a interlocução dos conteúdos e componentes de literatura trabalhados nos livros da Educação Básica com as práticas de formação e de estágios curriculares de profissionais da área de Letras. Pretende-se, ainda, que as discussões submetidas a este simpósio sejam pautadas em teorias, metodologias, ensaios e textos críticos que abordem o conceito de literatura e a formação do leitor – sempre se articulando as propostas às abordagens e perspectivas de leitura literária da Educação Básica.

Ordem de apresentação:

10/05

15h30min: “A PARTIR DE HOJE NÃO SOMENTE LEREMOS, MAS VIVENCIAREMOS HISTÓRIAS!” EXPERIÊNCIAS DE LEITURA LITERÁRIA COM ESTUDANTES DA EJA

15h50min: GAROTO DUDU E VOVÔ NICOLAU: UMA CONSTRUÇÃO AFETIVA PRESENTE NO LIVRO O CHAPÉU ENCANTADO DE MARIA JOSÉ DE QUEIROZ

16h10min: DIAGRAMAÇÕES CONCEITUAIS; PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS: A HERMENEÛUTICA LITERÁRIA E SUAS ESPECIFICIDADES

16h30min: LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES

11/05

15h30min: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM CONTRAPONTO À CENSURA DA LITERATURA NA ESCOLA: NORMATIVAS E PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS

15h50min: A BNCC E O ENSINO DE LITERATURAS: VELHAS CRISES, NOVAS PERSPECTIVAS

16h10min: INICIANDO LEITORES: PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA

16h30min: LETRAMENTO LITERÁRIO NOS LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL.

12/05

15h30min: A SELEÇÃO DE LIVROS COMO UMA ATIVIDADE DE PLANEJAMENTO FUNDAMENTAL PARA PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA

15h50min: LITERATURA E LEITURA: PROPOSTAS DE HUMANIZAÇÃO

16h10min: O LEITOR ENCARNADO E A LEITURA DO LITERÁRIO COMO EXPERIÊNCIA

16h30min: O TEXTO LITERÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIRO

13/05

15h30min: A CRONOLOGIA DO PENSAMENTO FEMINISTA BRASILEIRA: UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

15h50min: LER EM RODA: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA

16h10min: LÉSBIA EM UM TETO TODO SEU: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER ESCRITORA POR MARIA BENEDITA BORMANN

16h30min: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA NA AULA DE LÍNGUA INGLESA

14/05

15h30min: A ESTÉTICA BARROCA REFLETIDA NA TRAJETÓRIA IRREVERENTE DE CATALINA DE ERAUSO

15h50min: ESTUDO DA PRESENÇA DO EXAGERO NA COMPOSIÇÃO DAS TIRINHAS DA PERSONAGEM MAFALDA

16h10min: MACHADO DE ASSIS NO ENSINO BÁSICO: O CLÁSSICO COMO ALIADO