Simpósio: POR UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA DO USO DA LINGUAGEM: PROCESSOS EDUCACIONAIS E SOCIAIS EM FOCO

Maria da Penha Brandim de Lima – Doutora, Unimontes

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro – Doutora, Unimontes

Joseli Ferreira Lira Valente – Doutora, IFMG

RESUMO: De um ponto de vista discursivo, a linguagem pode ser considerada um fenômeno socioideológico e histórico que, num mesmo movimento, possibilita a vida social e apresenta-se como produto dela. Em nossos dias, o discurso não apenas veicula o poder, mas se torna uma forma de poder do qual todos querem se apoderar (FOUCAULT, 2006). Por este prisma, estamos considerando a linguagem no âmbito social, como geradora de (inter)ações que produzem correlação de forças sociais e, no âmbito educacional, como potencializadora de formas de participação social capazes de gerar mudanças sociais. A partir disso, neste Simpósio, pretendemos discutir: i) como têm sido encaminhadas, contemporaneamente, as diversas frentes de reflexão e análise da linguagem, considerando-se os aspectos socioideológicos constitutivos de discursos sociais; ii) como os docentes entendem e realizam processos de ensino com foco no texto/discurso como objeto e instrumento de apropriação de conhecimento, no sentido dos multiletramentos. Diante dessas considerações, propomos este Simpósio Temático, que visa ao compartilhamento de estudos realizados a partir da perspectiva discursiva da linguagem (MAINGUENEAU, 1989). Para tanto, serão considerados pertinentes trabalhos concluídos ou em andamento que discutam diferentes prismas do estudo da linguagem e suas interfaces, incluindo-se análises de discursos advindos de distintas esferas sociais, como a política, a publicitária, a pedagógica, entre outras, assim como análises de documentos institucionais e de práticas docentes reflexivas, incluindo a multimodalidade textual, análises e aplicabilidades de estratégias de ensino, discussões teóricas e propostas inovadoras para a pesquisa, o ensino e a aprendizagem em língua portuguesa, entre outras possibilidades.

Ordem de apresentação:

15h30min: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS SURDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

15h50min: GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LEITURA: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS.

16h10min: LINGUÍSTICA APLICADA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O RACISMO E O TRABALHO INFANTIL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA.

16h30min: LUGAR DE FALA, LUGARES DE ESCUTA: O PAPEL DO PROFESSOR DE PLAC NO CONTEXTO DA SALA DE AULA MULTILÍNGUA.

16h50min: OLHAR A LÍNGUA, VER AS IDEOLOGIAS: CEGUEIRA E UTOPIA NO PENSAMENTO SOBRE LINGUAGEM.

17h10min: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES SURDOS SOBRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO EM UM CURSO DE LETRAS LIBRAS

17h30min: POR UMA INCLUSÃO ESCOLAR DAS MENINAS TRANS.

15h30min: COM A PALAVRA… EU, CANDIDATO: O DISCURSO POLÍTICO NO ESPAÇO ESCOLAR.

15h50min: DO NAMORO AO CASAMENTO: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DIALÓGICAS EM MANCHETES DE JORNAIS ONLINE SOBRE O “NOIVADO” DE REGINA DUARTE COM O GOVERNO BOLSONARO.

16h10min: RAINHAS DO CRIME: UM ESTUDO DO ETHOS DISCURSIVO NA HISTÓRIA EM QUADRINHOS “A COZINHA”.

16h30min: PAJUBÁ OU LINGUAGEM DE RESISTÊNCIA: O CÓDIGO LINGUÍSTICO DA COMUNIDADE LGBTQIA+.

16h50min: SIGNO QUE FAZ SUICIDAR OU DESISTIR DE SUICIDAR: ANÁLISE DE CANÇÕES QUE CAUSARIAM EFEITO WERTHER OU EFEITO PAPAGENO EM REDES SOCIAIS.

17h10min: O DISCURSO POLÍTICO SOBRE O SEXO EM UMA FORMAÇÃO DISCURSIVA CONSERVADORA.

17h30min: NEGACIONISMO CIENTÍFICO E NOTÍCIAS FALSAS: INTER-RELAÇÕES E MODOS DE OCORRÊNCIA EM DISTINTOS GRUPOS SOCIAIS.

15h30min: ANÁLISE DA LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL NA OBRA PASSARINHA DE KATHRYN ERYKINE: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA.

15h50min: DA IMPERMANÊNCIA ENTRE HUMOR E LIBERDADE DE EXPRESSÃO: UM DIÁLOGO ENTRE CHARGE, PANDEMIA E ENSINO.

16h10min: HETEROGENEIDADE MOSTRADA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM CRÔNICAS DO JORNAL MEIO NORTE.

16h30min: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE GEORGE ORWELL: A ESPIONAGEM AMERICANA E AS (DIS)TORÇÕES IMPOSTAS AOS TRABALHOS DO LITERÁRIO INGLÊS.

16h50min: NOVAS ESTRATÉGIAS INTERACIONAIS DO DISCURSO PUBLICITÁRIO VEICULADO EM REDES SOCIAIS.

17h10min: PRAGMÁTICA DISCURSIVA:  O TEXTO, SUAS TRANSGRESSÕES “LITEROLINGUÍSTICAS” E A CONCILIAÇÃO DO TEXTO COM O LEITOR.