Simpósio: NOVAS PERSPECTIVAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA DO PB

Keli Cristiane Eugenio Souto – Doutora, Unimontes

Moacir Natercio Ferreira Junior – Doutor, UnB

RESUMO: O ensino de gramática na escola é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento da autonomia do estudante, no que diz respeito à leitura e à escrita, ferramentas essenciais para a formação cidadã. No entanto, ensinar gramática no Brasil nunca foi uma tarefa plenamente exitosa. A consolidação de um ensino pautado na memorização arbitrária de regras e na reprodução de exercícios descontextualizados criou um ciclo em que o professor “ensina” e o aluno não “aprende”, embora seja promovido para a série seguinte, sem desenvolver habilidades linguísticas básicas. Diante deste cenário, o objetivo deste simpósio temático é abrir espaço e visibilidade para trabalhos (concluídos e/ou em andamento) realizados no ensino de gramática, a fim de contribuir para uma melhoria das práticas pedagógicas adotadas por professores de língua portuguesa no ensino regular, bem como para a formação dos futuros profissionais da área. Considerando o momento histórico decorrente da pandemia do Covid-19, que inaugurou um “novo normal” em todos os setores, inclusive na educação, apresentamos o simpósio “Novas perspectivas didáticas para o ensino da gramática do PB” como uma oportunidade de agregar investigações que tratem da elaboração de materiais didáticos inovadores (materiais concretos produzidos a partir de sucatas, mídias digitais, jogos, entre outros), que possibilitem a visualização das propriedades estruturais do sistema linguístico, facilitando o processo de aprendizagem da gramática e possibilitando a aplicação das habilidades metacognitivas dos estudantes na leitura e na escrita de textos.
Palavras-chave: Gramática. Aprendizagem. Ensino Remoto. Desenvolvimento Metacognitivo. Materiais Concretos. Metodologias Inovadoras.

Ordem de apresentação:

15h30min: AMBIGUIDADES LEXICAIS E ESTRUTURAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA AS PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL

15h50min: EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA E O ENSINO DE GRAMÁTICA EM TRÊS EIXOS

16h10min: ESTRUTURAS DE POSSE DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA (LSB) E DO PORTUGUÊS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DE SURDOS

16h30min: REFLEXÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DE CONCORDÂNCIA VERBAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

15h30min: GRAMÁTICA ATIVA: UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO PARA ALUNOS COM TDAH

15h50min: GRAMÁTICA DO PB EM SALA DE AULA DE LÍNGUAS INDÍGENAS

16h10min: JOGOS E GRAMÁTICA

16h30min: O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA

15h30min: O USO DO CELULAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP)

15h50min: TEORIA LINGUÍSTICA E PRÁTICAS DOCENTES: CONVERGÊNCIAS POSSÍVEIS NO ENSINO DE CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL

16h10min: UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA NA MODALIDADE REMOTA