Simpósio

Simpósio: LITERATURA, PANDEMIA E SALA DE AULA: ADEQUAÇÕES NO ENSINO

Caroline de Morais – Doutora, IFRS

Diego Grando – Doutor, PUCRS

Noêmia Coutinho Pereira Lopes – Mestre, Colégio São Mateus

RESUMO: Em tempos de pandemia, em que as aulas tradicionais foram substituídas – sem aviso prévio – pelo ensino remoto, colocamo-nos diante de novos desafios: como adaptar a aula de literatura a esse cenário, mantendo a qualidade do ensino e o interesse dos participantes, sem que nos distanciemos dos documentos balizadores da Educação? Muda-se o meio, reflete-se sobre o processo, repensa-se o papel do professor de língua e literatura como agente de transformação social. O aprendizado significativo continua sendo o objetivo a ser alcançado, o que revela pesquisas, reflexões e discussões em torno do ensino e da aprendizagem de literatura, em todos os níveis de ensino. Dessa forma, o presente simpósio objetiva proporcionar um espaço de encontro e debate em torno das experiências de ensino no contexto de antes, durante e/ou depois do estado de pandemia, acolhendo propostas sobre ensino de literatura em diversos níveis e/ou contextos. Apoiando as discussões na Base Nacional Comum Curricular (2018), nas contribuições de Celso Antunes (2014), em “Professores e Professauros”, e no texto “O direito à literatura”, de Antonio Candido (2004), este simpósio temático entende a importância de discutirmos e socializarmos nossas práticas – exitosas ou não – como forma de compreendê-las, aperfeiçoá-las e divulgá-las.

Ordem de apresentação:

11/05

15h30min: A LEITURA DE POEMAS: VÍNCULOS E AFETOS NO ENSINO EM  TEMPOS DE PANDEMIA

15h50min: ADEQUAÇÕES NO ENSINO DE LITERATURA: INSURGÊNCIA, LIQUIDEZ E HUMANIZAÇÃO

16h10min: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS: GELADOTECAS

16h30min: COMO NOS (RE)ENCONTRAR NA LEITURA COLETIVA DE CONTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

12/05

15h30min: EM TEMPOS DE PANDEMIA, UMA REFLEXÃO PARA AS AULAS DE LITERATURA: COMO ADAPTAR METODOLOGIAS E ORIENTAÇÕES PROPOSTAS NO MATERIAL DIDÁTICO?

15h50min: ENSINO DE LITERATURA CONTEMPORÂNEA EM MEIO REMOTO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

16h10min: LITERATURA INFANTIL: CAMINHOS PARA COMPREENDER O MUNDO

16h30min: O DIÁLOGO ENTRE TEXTOS: VINICIUS DE MORAES E EMICIDA

13/05

15h30min: POESIA, MULHER E PANDEMIA: UM RELATO DE PRÁTICA

15h50min: POSSÍVEIS CONTINUIDADES DE UM TIME MUITO ESPECIAL: LEITURA E ESCRITA LITERÁRIA (RE)ADAPTADAS PARA O ENSINO REMOTO

16h10min: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LITERATURA EM REGIME REMOTO: EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA

16h30min: SONHOS INTRANQUILOS: RELAÇÕES ENTRE KAFKA E A PANDEMIA