Simpósio

Simpósio: LITERATURA, LEITURA, LEITOR E LETRAMENTO LITERÁRIO – REFLEXÕES, TENSÕES E REPRESENTAÇÕES

Ilca Vieira de Oliveira – Doutora, Unimontes

Geuvana Vieira de Oliveira – Doutora, Unimontes

RESUMO: Nestes tempos de reflexão sobre a formação do leitor de literatura, e o papel que tem o professor como o mediador do ensino da leitura do texto literário, assiste-se ao surgimento de diversos estudos sobre o ensino da literatura na escola. Professores e pesquisadores buscam novas metodologias e estratégias de ensino da literatura na escola, privilegiando o aluno leitor como um sujeito que tem o “direito à literatura”, como acentua Antonio Candido (2011). É proposito deste simpósio refletir sobre o texto literário, considerando os diversos aspectos que envolvem esse objeto chamado “livro”. Na constituição das comunicações, consideram-se os estudos sobre o ensino da leitura do texto literário na escola, o professor como mediador do conhecimento, a leitura como importante na formação do sujeito crítico e criativo e o letramento literário. A reflexão amplia-se para o papel do escritor como um agente cultural, inserido num contexto histórico e social, e, também, como um mediador da tradição literária. Pretende-se abrir um diálogo reflexivo sobre as relações entre texto literário e ensino, entre autor e público leitor, entre literatura e novas tecnologias, ou sobre questões como o ensino da leitura literária em tempos de pandemia no Brasil.

Ordem de apresentação:

10/05

15h30min: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA: UMA LEITURA COMPARATIVA DE PESQUISAS.

15h50min: DESCONTRUINDO A CENSURA LITERÁRIA ESCOLAR À LUZ DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO

16h10min: FRUIÇÃO, GOSTO ESTÉTICO E HUMANIZAÇÃO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA À DOCÊNCIA DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO.

16h30min: O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE LEITORES

16h50min: (BREVES) REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LITERATURA

11/05

15h30min: ANÁLISE PSICOLÓGICA NO ROMANCE DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS

15h50min: LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COM DISCENTES DO CURSO DE LETRAS

16h10min: LEITURA E FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES: UMA PROPOSIÇÃO PRÁTICA COM A TEORIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO

16h30min: LETRAMENTO LITERÁRIO COMO ESTÍMULO À LEITURA DE POESIA: UMA EXPERIÊNCIA POÉTICA EM SALA DE AULA

16h50min: FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: ANÁLISE DE LEITURA MEDIADA

12/05

15h30min: O LETRAMENTO ATRAVÉS DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA

15h50min: LEITURA E ANÁLISE MULTISSEMIÓTICA DE LENDAS AMAZÔNICAS ATRAVÉS DO GÊNERO DIGITAL PODCAST

16h10min: REPERCUSSÕES DA LITERATURA INFANTIL NA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA

16h30min: LITERATURA CANÔNICA E FANFICTIONS NA ESCOLA: UM ENFOQUE PARA OS LETRAMENTOS

16h50min: PARATEXTOS LITERÁRIOS

13/05

15h30min: RITMO E MEMÓRIA EM CECÍLIA MEIRELES: UMA LEITURA DE POEMAS ITALIANOS

15h50min: REPERTÓRIO E ACERVOS DE LEITURA REPRESENTADOS NA ESCRITA FICCIONAL DO ESCRITOR CYRO DOS ANJOS.

16h10min: JOSÉ VERÍSSIMO, LEITOR DE RELATOS DE VIAGEM

16h30min: O ESTUDO DA POESIA: POR UMA EDUCAÇÃO DE FRUIÇÃO DA SENSIBILIDADE

16h50min: EDUCAÇÃO INFANTIL EM NOVA PRATA: A VOZ DE PROFESSORAS E ATENDENTES ACERCA DE LEITURA