Simpósio

Simpósio: LETRAMENTOS

Maria Alice Mota – Doutora, Unimontes

Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho – Doutora, Unimontes

Terezinha Maria Marques Teixeira – Mestre, Unimontes

RESUMO: Este simpósio temático está aberto a propostas de estudos e pesquisas na área de língua e linguagem que tenham como temática os letramentos fundamentados em teorias e práticas de linguagem (leitura, escrita e/ou oralidade), a partir dos processos de uso-reflexão-uso e da apropriação dos conhecimentos e usos da língua nas perspectivas dialógica e interativa. Nesse sentido, serão aceitos trabalhos filiados aos estudos dos letramentos e do discurso, principalmente aqueles gerados por investigações centradas no ensino e na aprendizagem na educação básica ou superior, que levem em conta ou não a integração das tecnologias ao ensino, bem como a multiplicidade semiótica e cultural em um ou mais gêneros do discurso e de acordo com autores que discutem as teorias: Letramento, Análise do Discurso, Gêneros Textuais e Discursivos, Linguística Aplicada, Linguística Textual, Variação e Mudança Linguística, Sociolinguística, entre outras.

Palavras chave: Letramentos. Língua(gem). Ensino-aprendizagem.

Ordem de apresentação:

10/05

15h30min: IDENTIDADES POLIFÔNICAS E LETRAMENTOS ACADÊMICOS NA EXPERIÊNCIA DE UM DOCENTE DE PÓS-GRADUAÇÃO

15h50min: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DO LETRAMENTO CIENTÍFICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

16h10min: DA AULA AO ENCONTRO SÍNCRONO: O PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA

16h30min: ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DE VOZES EM TCC PRODUZIDOS POR ALUNOS DO CURSO DE HISTÓRIA

16h50min: DA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO AO LETRAMENTO CIENTÍFICO: O TRABALHO COM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO SUPERIOR

11/05

15h30min: MULTILETRAMENTOS E LETRAMENTOS CRÍTICOS E ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA FRANCESA NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL CRÍTICO-REFLEXIVA

15h50min: MULTILETRAMENTOS E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

16h10min: ESCOLARIZAÇÃO E CULTURA ESCOLAR: RELAÇÃO ENTRE LETRAMENTO ESCOLAR E LETRAMENTO SOCIAL

16h30min: (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NA ESCOLA PÚBLICA POR MEIO DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA

16h50min: LETRAMENTOS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA

12/05

15h30min: LETRAMENTO DIGITAL: UM DESAFIO NA BNCC

15h50min: A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA: UM CAMINHO PARA O LETRAMENTO DIGITAL

16h10min: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM PRÁTICAS DE LEITURA SOB A ÓTICA DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO: UMA EXPERIÊNCIA COM A OBRA “TORTO ARADO” NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

16h30min: EXCEDENTE DE VISÃO COMO UM MODO DE OLHAR PARA GESTOS DE LINGUAGEM, DE PESQUISA E DE DOCÊNCIA

16h50min: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA PELO VIÉS DO LETRAMENTO CRÍTICO

13/05

15h30min: ENTRE RISCOS E RABISCOS: OS EFEITOS DE SENTIDO DO DISCURSO PORNOGRÁFICO E A CONSTITUIÇÃO DE ETHÉ DISCURSIVOS

15h50min: ANÁLISE DO PROJETO DE ACOMPANHAMENTO DIFERENCIADO PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO MINEIRA

16h10min: O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA E O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

16h30min: HISTÓRIA DE LETRAMENTOS: PRODUTO DA INTERAÇÃO ESCREVENTE, GÊNERO, DESTINATÁRIO(S)

16h50min: LETRAMENTO LITERÁRIO EM UMA ABORDAGEM ESTILÍSTICA DA LÍNGUA