Simpósio

Simpósio: LEITURA, ESCRITA E ENSINO

Ana Paula Martins Corrêa Bovo – Doutora, UEMG


Viviane Raposo Pimenta – Doutora, UFOP

RESUMO: Este simpósio tem por objetivo compartilhar experiências significativas no desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na sala de aula ou nos espaços escolares. Por experiências significativas, compreendemos todas aquelas que, de alguma forma, propõem, em seus planejamentos e/ou nos seus desenrolares, a ideia de linguagem como ação interindividual orientada que se dá sempre nas práticas sociais (Bakhtin) e contemplam metodologias que deslocam as lógicas transmissivas no trabalho com leitura e com escrita. Assim, acolhemos trabalhos que, na pesquisa ou no ensino, se conectam a perspectivas que problematizam certas concepções e modos de fazer que se perpetuam e que estão ligados a um paradigma do ensino “tradicional”; se entendemos essa ideia como todo processo de ensino que se pauta pela valorização do padrão (em detrimento do singular, do contextual), por certa tecnicização do trabalho (em detrimento da criatividade) e/ou pelo descolamento dos processos dos sujeitos que vivenciam os processos, sejam eles professores ou alunos. O simpósio acolhe trabalhos desenvolvidos com todos os níveis de ensino.

Ordem de apresentação:

10/05

15h30min: “ENTRE CARTAS… COM SUA COMUNIDADE” EDIÇÃO DIGITAL

15h50min: A LINGUAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO EDUCACIONAL

16h10min: ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS E FERRAMENTAS DIGITAIS

16h30min: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA LITERÁRIA: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FACILITADORAS APLICADAS EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS URBANAS PERIFÉRICAS

16h50min: PROJETO GRANDES ESCRITORES: PERCURSOS INVESTIGATIVOS E DIAGNÓSTICOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS/AUTORES DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CONTAGEM

17h10min: ENSINO HÍBRIDO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM LETRAMENTOS

11/05

15h30min: A TÉCNICA DE CLOZE EMPREGADA NA AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA EM L2

15h50min: A RELEVÂNCIA DA PAUSA EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO REALIZADOS POR DÍADE RECÉM-ALFABETIZADA

16h10min: ALFABETIZAÇÃO E EDUCOMUNICAÇÃO: REFLEXÕES E INTERVENÇÕES ACERCA DO ENSINO REMOTO

16h30min: ORTOGRAFIA: REFLEXÃO SOBRE OS TIPOS DE INSTRUÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL II

16h50min: REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA ORTOGRÁFICA DE CANDIDATOS DO ENEM

12/05

15h30min: REFLEXÕES SOBRE O ACESSO DO ACADÊMICO CEGO A LEITURA E A ESCRITA

15h50min: PRÁTICA DE LEITURA PARA ALUNOS COM SURDOCEGUEIRA: O PEQUENO PRÍNCIPE EM PERSPETIVA INCLUSIVA

16h10min: ALUNOS DISLÉXICOS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DOCENTE

16h30min: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA ADOTADO NOS 6ºS ANOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: UM OLHAR PARA AS ATIVIDADES SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

16h50min: PRODUÇÃO ESCRITA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS

17h10min: DISCURSOS SOBRE A LEITURA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DA HASHTAG #JUNTOSPELOLIVRO

13/05

15h30min: AS OFICINAS LÚDICAS E O INCENTIVO À LEITURA: UMA ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO DE CRIANÇAS NO SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

15h50min: EXPLORAÇÃO DA RECURSIVIDADE COMO EXPEDIENTE DIDÁTICO PARA DETECÇÃO DE INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE

16h10min: LEITTURAS MULTIMODAIS E LETRAMENTO CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

16h30min: LEITURA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR: ALGUMAS REFLEXÕES

16h50min: LINGUAGEM, IDENTIDADE E CULTURA: TRÍADE DAS FRONTEIRAS SOCIAIS QUE POSSIBILITAM A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO

17h10min: O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DE FATORES SOCIECONÔMICOS

14/05

15h30min: O USO DA ESCRITA CRIATIVA NAS AULAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

15h50min: VÍDEOENTREVISTA:APROPRIAÇÃO DE NOVOS GÊNEROS DO DISCURSO NO CONTEXTO DO ENSINO TÉCNICO REMOTO DA ÁREA DA SAÚDE DA FUNEC/ CENTEC

16h10min: PRÁTICAS DE LEITURA DE ENUNCIADOS: DA TEORIA À PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LETRAS DURANTE A PANDEMIA

16h30min: PRÁTICAS DE ENSINO DA ESCRITA ACADÊMICA: VALORES EM JOGO

16h50min: PRODUÇÕES TEXTUAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS CRÍTICOS

17h10min: UMA PROPOSTA AOS JOVENS: LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA PELO UNIVERSO DIGITAL