Simpósio: FONÉTICA, FONOLOGIA E ESCRITA

Ana Carolina Cangemi – Doutora, UNESP

Natália Cristine Prado – Doutora, UNIR

Liliane Pereira Barbosa – Doutora, Unimontes

RESUMO: A linguística, enquanto estudo científico da linguagem, se interessa por estudar a língua, tanto em sua modalidade escrita quanto em sua modalidade oral. Dois ramos da linguística que se interessam pelas relações entre a oralidade e a escrita são a fonética – área que busca descrever os sons da fala a partir de suas características articulatórias, acústicas e perceptuais – e a fonologia – área que interpreta das descrições dos sons da fala, em função dos sistemas de sons das línguas e dos modelos teóricos disponíveis. Assim, nosso objetivo com este simpósio é reunir pesquisadores que se interessem por reflexões de cunho fonético-fonológico, a partir de diferentes gêneros de textos escritos (em português e/ou línguas estrangeiras), inclusive registros escritos que, em muitos momentos, não seguem as convenções ortográficas, tais como HQs, obras literárias, textos públicos encontrados em ambientes virtuais/internet (memes, chats, blogs, páginas, fóruns de redes sociais etc.), textos públicos expostos em locais de grande circulação (placas, cartazes etc.) e redações escolares. Afinal, quando passamos a refletir sobre a relação entre oralidade e escrita e “[..] sobre as letras, sobre a relação entre grafemas e fonemas e o papel que ocupam na palavra, na frase e no discurso, começamos a repensar o modo como ensinamos ou o modo como podemos aprender a ler e a escrever” (SEARA et al., 2015, p. 165). Acreditamos que este simpósio é uma ótima oportunidade para promover uma interlocução entre os interessados nessas áreas de investigação. Esperamos, através do diálogo com os pares, promover um debate sobre os desafios teóricos e metodológicos a serem enfrentados por todos aqueles que desenvolvem pesquisas que relacionam fonética, fonologia e escrita.

Palavras-chave: Fonética. Fonologia. Oralidade. Escrita.

Ordem de apresentação:

15h30min: A IMPORTÂNCIA DA FONÉTICA NO ENSINO MUSICAL

15h50min: A RELAÇÃO ENTRE FONÉTICA, FONOLOGIA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

16h10min: MOTIVAÇÕES PARA PROBLEMAS DE ORTOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DO CONTROLE DE VARIÁVEIS NA COLETA DE DADOS A UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO SEM SOBREPOSIÇÕES DE ERROS/DESVIOS

15h30min: FENÔMENOS FONOLÓGICOS NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA EJA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTO VELHO (RO)

15h50min: A MONOTONGAÇÃO DO DITONGO MORFOLÓGICO [OW] NA ESCRITA À LUZ DAS TEORIAS MULTIRREPRESENTACIONAIS

16h10min: A MONOTONGAÇÃO NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

16h30min: APAGAMENTO DO <r> EM VERBOS: UMA ANÁLISE DA ESCRITA DE ALUNOS DO 7º ANO À LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA

15h30min: F0 E TONICIDADE NOS BLENDS DO PB

15h50min: AUSÊNCIA DE VÍRGULAS EM ESQUEMA DUPLO EM TEXTOS DO EF II: INTERAÇÃO ENTRE FATORES SINTÁTICOS E FONOLÓGICOS

16h10min: UMA ANÁLISE DA ILEGIBILIDADE DO TEXTO INFANTIL PELA PERSPECTIVA DA FONÉTICA E FONOLOGIA