Simpósio

Simpósio: ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO

Maria Ieda Almeida Muniz – Doutora, UTFPR

Arlete Ribeiro Nepomuceno – Doutora, Unimontes

Vera Lúcia Viana de Paes – Mestre, SEE

RESUMO: Este simpósio congrega pesquisas envolvendo o ensino e aprendizagem de língua materna nas modalidades oral e escrita, em interface com outras semioses, buscando reunir estudos voltados para a prática de análise linguística, formação de professores, ensino de língua materna, letramento e práticas avaliativas em contextos escolares. Pretende-se, por meio do diálogo com os pares, discutir e compartilhar experiências de ensino e aprendizagem voltadas aos usos sociais da língua em perspectivas com a Análise do Discurso de orientação francesa.

Ordem de apresentação:

10/05

15h30min: (DES) CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO MANUAL DO PROFESSOR DO LIVRO DIDÁTICO DA EJA

15h50min: “TUDO FOI CUIDADOSAMENTE PLANEJADO PARA QUE VOCÊ TIRE O MÁXIMO DE PROVEITO”: AS PROJEÇÕES DE AUTOR E DE LEITOR NA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS DE APRESENTAÇÃO

16h10min: A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ATIVIDADES DE LEITURA DE CONTOS NA PERSPECTIVA DO MULTICULTURALISMO

16h30min: A NOTÍCIA NA SALA DE AULA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SEMIOLINGUÍSTICAS SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO MÉDIO

16h50min: ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO PROSELITISTA CRISTÃO PRESENTE EM FOLHETOS EVANGELÍSTICOS DISTRIBUÍDOS NA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE A PARTIR DOS ANOS 1990.

11/05

15h30min: AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E O DISCURSO DO POLITICAMENTE CORRETO NO/PELO MANUAL DE REDAÇÃO DA FOLHA DE S. PAULO DE 1992

15h50min: CARETAGEM, IDENTIDADE E MANIFESTAÇÃO CULTURAL

16h10min: DO CHARME DAS CANÇÕES ÀS FRASES BANAIS: POR UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE MÚSICAS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO

16h50min: EM PROCESSO: UMA ANÁLISE DA CENOGRAFIA EM UMA LIVE DO CANAL NEUROSABER

17h10min: ENTRE O JÁ-DITO E O A-SE-DIZER: O DISCURSO DO PAPA FRANCISCO

12/05

15h30min: ETHOS NOS ESTUDOS DO DISCURSO: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS NO ENSINO

15h50min: LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DIALÓGICA COM ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

16h10min: LITERATURA E CINEMA EM SALA DE AULA: FORMAÇÕES DISCURSIVAS ANTAGÔNICAS EM “O PEQUENO PRÍNCIPE”

16h30min: LITERATURA E ESCRITA COLABORATIVA NO AMBIENTE DIGITAL: DIALOGISMO E INTERTEXTUALIDADE

16h50min: MECANISMOS ENUNCIATIVOS EMPREGADOS NA ELABORAÇÃO DO GÊNERO ‘RESUMOS SIMPLES’: EM ANÁLISE UM TEXTO ACADÊMICO

13/05

15h30min: O ENSINO DO “JURIDIQUÊS” NOS CURSOS DE DIREITO: UM OLHAR DISCURSIVO

15h50min: O FAZER DOCENTE E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O ETHOS DISCURSIVO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA BÁSICA

16h10min: O PERFIL DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS NA REDE SOCIAL INSTAGRAM E A FORMAÇÃO DISCURSIVA ACERCA DA NORMA-PADRÃO EXIGIDA NA REDAÇÃO DO ENEM

16h30min: PRÁTICAS DISCURSIVAS: UMA ANÁLISE DA CHARGE DE BRUNO LANZA NA PERSPECTIVA DA ACG

16h50min: PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO NO DISCURSO DIGITAL: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO IMAGINÁRIO SOBRE A MULHER

14/05

15h30min: QUESTÕES DE IDENTIDADE DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS

15h50min: RESSIGNIFICAÇÃO DOS SIGNOS IDEOLÓGICOS HOMEM E MULHER NO RECONHECIMENTO DA UNIÃO HOMOAFETIVA: ESTUDO DISCURSIVO

16h10min: SUPER-NARRATIVA: A REFLEXÃO DIALÓGICA NA PRODUÇÃO DE CONTOS DE SUPER-HERÓIS

16h30min: UM OLHAR FEMININO: A VIDA NA CIDADE DE SÃO PAULO

16h50min: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO SOB A ÉGIDE DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO EM OS MISERÁVEIS (ADAPTAÇÃO DE WALCYR CARRASCO)