Simpósio

Simpósio: A LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS: PERSPECTIVAS DE LEITURA

Beatriz dos Santos Feres – Doutora, UFF

Regina Silva Michelli Perim – Doutora, UERJ

RESUMO: A leitura literária contribui grandemente para a constituição de seres críticos, uma vez que sua linguagem metafórica instiga reflexões, pouco facilitadora de respostas óbvias. Pensar o ensino de literatura perpassa aquela passível de ser lida por crianças e jovens, período basilar na formação humana. O objetivo deste simpósio é fomentar debates em torno dessa literatura no que tange tanto a formação do leitor, quanto a realização de leituras críticas sobre aspectos que contribuam para pensar a nossa sociedade ocidental contemporânea em textos verbo-visuais. Espera-se receber pesquisas sobre, por exemplo, a importância do maravilhoso e de seres fantásticos, por vezes expurgados, como bruxas, monstros, gigantes; a presença de temas tabus ou fraturantes, que desvelam as feridas da sociedade urbana atual; o revisionismo dos contos de fadas, atualizando narrativas que se metamorfoseiam em novas histórias; linguagens poéticas inovadoras que incluam a relação verbo-visual, bem como estratégias de leitura na formação do leitor literário. Analisando as Tendências contemporâneas da literatura portuguesa para a infância e juventude, Ana Margarida Ramos destaca, a reescrita da tradição oral, com a reinvenção do maravilhoso e a valorização dos afetos e dos universos familiares e cotidianos, além da inserção de questões como “os problemas ambientais e a ecologia, o multiculturalismo e a interculturalidade, o racismo e a xenofobia […], a guerra e a violência, o sofrimento e a morte ou a sexualidade, episódios históricos controversos e questões políticas.” (2012, p.34). O simpósio, portanto, pretende reunir trabalhos em torno da literatura infanto-juvenil, abarcando aspectos teóricos e práticos.

Ordem de apresentação:

10/05

15h30min: SÍMBOLOS E CORES NA FICÇÃO LYGIANA: CORDA BAMBA E NÓS TRÊS

15h50min: QUEM SOBE NA ÁRVORE MERGULHA NO MAR DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS

16h10min: HÁ UMA LITERATURA PARA CRIANÇAS? O OLHAR DE LÚCIA MIGUEL PEREIRA SOBRE A LITERATURA INFANTIL

16h30min: ERA UMA VEZ UMA NOVA HISTÓRIA: O REVISIONISMO DO MARAVILHOSO NA OBRA DE ROSANA RIOS

16h50min: ENTRE A ESPADA E A ROSA, REVISITAÇÃO E TRANSGRESSÃO DOS CONTOS DE FADAS TRADICONAIS SOB A PERSPECTIVA DE MARINA COLASANTI

17h10min: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O LIVRO LITERÁRIO ROBIN HOOD: SILVER ARROW AND THE SLAVES REALIZADAS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA

11/05

15h30min: REVISITANDO A OBRA: LUTE COMO UMA PRINCESA

15h50min: HOMOSSEXUALIDADE, TRANSGENERIDADE E HOMOPARENTALIDADE NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA

16h10min: CARAMBA E A FALTA DE SENSAÇÃO DE PERTENCIMENTO

16h30min: BRANCA DE NEVE E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA LITERATURA E NO CINEMA

16h50min: A BRUXA DESCONSTRUÍDA NO HORIZONTE DA CONTEMPORANEIDADE

17h10min: CHAPEUZINHO E A DONZELA FEROZ: ASSÉDIO SEXUAL COMO TEMA FRATURANTE NA LITERATURA INFANTIL

12/05

15h30min: CULTURA E LITERATURA JUVENIL: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE OBRAS JUVENIS SELECIONADAS NO PNLD LITERÁRIO 2020

15h50min: CLUBE DO LIVRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA COM A LEITURA DO LITERÁRIO

16h10min: MENINO-BALEIA, DE LULU LIMA: CAMINHOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA LEITURA LITERÁRIA

16h30min: A LITERATURA INFANTIL NA COLETA DE DADOS DE DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO

16h50min: O LIVRO DE IMAGENS: A ILUSTRAÇÃO NA COMPOSIÇÃO NARRATIVA DE ARANHA POR UM FIO