Minicursos

Minicurso: GRAMATICOTECA EM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

Eloisa Pilati – Doutora, UNB

Alzira Sandoval – Doutora, SEE/DF

Júlio Barbosa – Doutor, UNESPAR

Rafael Minussi – Doutor, UNIFESP

O Curso busca fornecer uma capacitação inicial para professores/as em temas linguísticos relacionados ao ensino de português. Apresenta os fundamentos da Aprendizagem Linguística Ativa (Pilati, 2017)  e realiza duas oficinas usando os princípios dessa Abordagem. Unindo conceitos de linguística moderna, psicologia cognitiva e neurociências, visa contribuir para o enriquecimento das aulas de ensino de português com momentos de experimentação linguística, interação, ludicidade, criatividade e protagonismo estudantil. Apesar dos avanços proporcionados pelos estudos linguísticos, no que se refere à descrição e explicação de fenômenos que caracterizam o português brasileiro, ainda há lacunas na formação de professores sobre a transposição didática dos estudos linguísticos para a sala de aula. Esse curso foi elaborado no sentido de apresentar uma proposta concreta para abordar temas linguísticos, na aula de gramática e nas aulas de leitura e produção de textos. Constituem-se temáticas os fundamentos teóricos e metodológicos da Abordagem da Aprendizagem Linguística Ativa, exemplificadas em duas oficinas, a 1ª sobre os termos da oração e uso da vírgula em situações de situações de leitura e escrita; a 2ª oficina sobre formação de palavras em situações de leitura e escrita.