Minicursos

Minicurso: A POESIA E O LETRAMENTO LITERÁRIO NA INFÂNCIA: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS

Cleis Rebouças de Almeida Cruz – Especialista, IFNMG

Éllen Cássia Esteves Costa Santa Rosa – Especialista, SE/Montes Claros-MG

Ilca Vieira de Oliveira – Doutora, Unimontes

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, buscando garantir os direitos de aprendizagem das crianças, entre eles, o campo “escuta, fala, pensamento e imaginação”. Esse campo abrange as experiências com a linguagem oral que ampliam as diversas formas sociais de comunicação presentes na cultura humana, como as conversas, cantigas, brincadeiras de roda, jogos cantados etc. Destaca-se, também, as experiências com a leitura de histórias que favoreçam aprendizagens relacionadas à leitura, ao comportamento leitor, à imaginação, à representação e à linguagem escrita. Buscando instituir um espaço de reflexões e de debates sobre o letramento literário na infância, esse minicurso propõe a poesia como gênero textual, dada a sua importância na prática da oralidade e do letramento na infância, uma vez que  tal prática funciona  como instrumento para aperfeiçoar a língua materna. Além do mais,  permite “a formação de estudantes linguisticamente e discursivamente mais proficientes em um contexto social”, como afirmam  Abreu e Ferreira (2014), privilegiando o aluno leitor como sujeito do seu direito à literatura.