Minicurso: A LITERATURA EM LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE O LETRAMENTO LITERÁRIO, A PEDAGOGIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DO LEITOR

Alba Valéria Niza Silva – Doutora, Unimontes

Danielle Ferreira de Souza – Mestre, Unimontes

Elisângela Mesquita Silva – Mestre, Unimontes

A literatura percorre vários espaços e suportes didático-metodológicos no ambiente escolar. Nesse sentido, os livros didáticos congregam estudos tanto linguísticos quanto literários. Logo as atividades didático-metodológicas relacionadas aos textos literários, às vezes, se inclinam para o letramento literário ou para a pedagogização da literatura. Isso requer uma análise crítica do professor em relação ao ensino da literatura, tendo em vista a repercussão deste em sua prática educativa. Cada vez mais, se torna em evidência os estudos em torno dos livros didáticos propostos pelo Programa Nacional do Livro Didático e pensar o ensino de literatura na educação básica é proporcionar aos alunos, em muitos momentos, um convite para a leitura dos mais diversos textos literários, possibilitando, assim, que o aluno-leitor se interesse pelas leituras literárias. Mas, como as aulas de literatura se dão em sala de aula a partir do livro didático? Este minicurso se propõe a discutir sobre o ensino de literatura a partir do livro didático em como pode contribuir para a formação do professor para melhor atuação em sua prática docente. Concebemos a existência de práticas educativas que vislumbram aspectos peculiares do literário, bem como aspectos gramaticais no uso do texto literário, e este compromete a formação do leitor.