Minicursos

Minicurso: DIÁLOGOS HÍBRIDOS NA FORMAÇÃO DO LEITOR – TEORIA, PRÁTICA E EXPERIMENTAÇÃO

Maria Zilda da Cunha – Doutora, USP

Regina Célia Ruiz  – Mestre, USP 

O mundo contemporâneo tem exigido um olhar mais atento e aguçado dos leitores que, diante de obras literárias constituídas de múltiplas linguagens, são desafiados a trilhar caminhos que evocam diferentes possibilidades de leituras. A proposta deste minicurso é oferecer, por meio de diferentes suportes e artes específicas, como literatura, HQ, cinema, animação, artes plásticas, fotografia – associados à vivência prática – discussões e reflexões com educadores e pesquisadores sobre a experiência que se processa no diálogo de linguagens na formação do leitor literário, de forma lúdica, criativa e ao mesmo tempo crítica, finalizando com atividades que envolvam análises interativas com obras diversas. Ao propormos reflexões e discussões sobre teorias e práticas que embasam a utilização da literatura nas práticas docentes com crianças e jovens, ampliamos as possibilidades de inserir e envolver o público infantil e juvenil com o universo da leitura.