Minicurso: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E ENSINO DA NORMA ORTOGRÁFICA

Maria de Oliveira Rodrigues – Doutoranda, UFU

Os professores da Educação Básica, principalmente os regentes das turmas de alfabetização, convivem cotidianamente com situações que os levam a refletir e buscar respostas sobre a multifacetada tarefa de alfabetizar. Ser professor alfabetizador é uma tarefa árdua, mas, ao mesmo tempo, gratificante e enriquecedora. O fato de o professor ser intermediário entre o aluno e o conhecimento a ser aprendido coloca-o numa posição especial e de grande responsabilidade. Nessa perspectiva, se considerada a aprendizagem da norma ortográfica, o professor precisa de conhecimentos teóricos sobre a norma ortográfica de forma a (re)elaborar atividades que propiciem a aprendizagem de tal conhecimento pelo aluno. Esse minicurso, dessa maneira, propõe-se a contribuir positivamente na reflexão e debates em torno da consciência fonológica e ensino da norma ortográfica. Visa apresentar práticas pedagógicas fundamentadas em referencial teórico-metodológico que auxiliam o aprendiz na compreensão da escrita ortográfica, incluindo jogos digitais construídos para esse fim.