Minicursos

Minicurso: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E ALFABETIZAÇÃO

Alcione de Oliveira Souza – Mestre, Prominas

Tiago David Luiz – Bacharel, Unimontes

Um dos grandes desafios dos professores alfabetizadores e de língua portuguesa, atualmente, tem sido intervir nos problemas que envolvem a aquisição da escrita, já que são questões que dependem de vários fatores, como a concepção de língua, a metodologia adotada, além das relações com o sistema sonoro e os aspectos convencionados. Assim, é preciso que tanto o professor alfabetizador como o professor de língua portuguesa do ensino fundamental tenham um bom domínio da organização do nosso sistema gráfico, mas também do sonoro, para poder melhor sistematizar seu ensino, compreendendo profundamente as dificuldades de seus alunos. Daí a importância das contribuições da linguística no que tange ao aparato teórico e metodológico disponibilizados para a análise das dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem da escrita, permitindo, inclusive, a elaboração de material didático apropriado para as devidas intervenções pedagógicas. Pensando nisso, surge a proposta deste minicurso que pretende atualizar, aprofundar e/ou complementar a formação acadêmica e profissional de professores e alunos dos cursos de Letras e Pedagogia, tendo em vista as inovações conceituais e metodológicas sobre o processo de aquisição da escrita, possibilitando-lhes compreender a influência da consciência fonológica no processo de alfabetização.