Minicursos

Minicurso: BONECOS E FOLHETOS EM SALA DE AULA: MAIS UM CONVITE À LEITURA

Naelza de Araújo Wanderley – Doutora, UFCG

Hadoock Ezequiel de Araújo Medeiros – Mestre, PMSJS/RN 

Weber Firmino Alves – Mestre, IFPB

Esse minicurso propõe-se a abordar a literatura de cordel e do teatro popular na perspectiva de compreensão de suas matrizes e do seu desenvolvimento na região Nordeste, atentando para os processos de mediação e recepção (método recepcional) desses textos em sala de aula, em turmas do Ensino Fundamental. Nosso objetivo principal é discutir, a partir de um trabalho com folhetos de cordel e composições do teatro popular (Teatro de Bonecos o João Redondo), a mediação desses textos e a aplicação do método recepcional em sala de aula, enquanto alternativas para uma prática docente voltada para a formação do leitor no Ensino Fundamental. Justifica-se pela constante necessidade de discussões voltadas para as práticas de leitura literária desenvolvidas em sala de aula que possam contribuir para a formação de leitores. Como metodologia a ser desenvolvida, em um primeiro momento, promoverá uma abordagem teórico-prática através da discussão da peça O Barbeiro Nozim, do grupo de teatro Caçuá de Mamulengo, enquanto texto do teatro de João redondo a ser trabalhado na escola. A seguir, discutirá a leitura e a mediação da literatura de cordel em sala de aula, a partir do método recepcional, apresentado por Bordini e Aguiar (1988). A proposta está pautada em autores como Bordini e Aguiar (1988); Pinheiro e Lúcio (2001); Pinheiro (2008); Rouxel (2013), entre outros.